” Pedi e dar-se-vos-‘a; buscai e achareis; batei e abrir-se-vos-‘a.”

Por Lúcia Vilela de Andrade

 

“Porque todos que pedem recebem; os que buscam, alcançam; e a quem bate, se abre.” Mt 7:7.8

Estas são palavras de Jesus, estimulando o hábito da oração, a confiança em Deus, a certeza de Sua Misericórdia – que não deixará JAMAIS de atender ‘as nossas necessidades, materiais ou espirituais.

Imprescindível fazer a nossa parte: – traçar metas, manter o foco, saber o que eu quero com objetividade, disciplina e organização. Importante formular perguntas básicas : – quem sou eu? De onde vim? Porque estou na Terra?…etc…

 

O conhecimento da Verdade em relação ‘a realidade existencial nos fará entender que Jesus  é Caminho, Verdade e Vida e que a Doutrina Espirita é o Cristianismo Redivivo , e isso possibilitará nossa conexão com Deus !

Sem duvida, a ignorância, a desinformação é a fonte de todos os males…

Exemplos: 1- construção de uma casa, sem projeto, sem planejamento vai ser mais difícil…

2- aluno na escola, inconstante, adentra a Faculdade sem saber o que realmente quer e fica mudando de cursos, perdendo tempo precioso e somando outros prejuízos…

3- O próprio trabalho de Kardec, na Codificação mostra como tudo deve ser feito, com seriedade, competência, disciplina e sintonia com o Alto… sem o que o sucesso não viria.

Sócrates, a seu tempo dizia que “a vida sem reflexão não tem sentido”…

Precisamos conhecer e entender a Lei Divina :

– ” amar a Deus, ao próximo e a si mesmo”, exteriorizar esse Amor para TODOS os reinos ! – Ninguém é feliz sozinho!Não somos robots, só assim – artífices conscientes de nós mesmos – construiremos nossa felicidade… supervisionados pela Lei do Trabalho.

Sabemos que “Deus é a Inteligência Suprema do Universo… Aprendemos com Jesus, no Pai Nosso, que Ele é Pai de Amor e Bondade, que jamais daria uma pedra ao filho que pede pão ou uma serpente ao que pede um peixe…

Podemos e devemos ENTREGAR nossa vida a Ele !

Reflitamos então como agir, como orar. Como deve ser o “Pedi e dar-se-vos-‘a; buscai e achareis; batei e abrir-se-vos-‘a”.

Como pedir?

Orar não é informar a Deus o que queremos, como crianças mimadas. Não é lembrar a Deus algo que tenha esquecido – Ele não se esquece, sabe tudo a nosso respeito! Não é pedir bênçãos específicas, porque Sua Misericórdia se derrama incessantemente sobre nós.

O pedir deve ser um ato de Humildade e Fé… possibilitando criar em nós a receptividade indispensável, ex:- como pedir paz com ódio no coração?

O que pedir:- peçamos sinceramente – lucidez, bom senso, discernimento, coragem, paciência, resignação … e seremos atendidos.

Entendamos que provas são lições necessárias para nosso crescimento espiritual! Somos espíritos eternos.

Repetindo – não basta ” bater” – é preciso procurar fazer a nossa parte, seguir as diretrizes que o Evangelho coloca ao alcance de nosso entendimento, o “Ajuda-te e o Céu de ajudará”.

 

O que fazer?

Cultivar o hábito da prece, realizar o Culto do Evangelho no lar, trabalhar nossa Reforma Intima, buscar valores novos em boas leituras… Só o conhecimento da VERDADE nos ajuda a vencer nossas inferioridades morais, fonte de sofrimento e dor. Construir caráter reto, ser um Homem de Bem! “O progresso é fruto do trabalho” – diz Rodolfo Caligaris.

Existem criaturas que nada pedem a Deus, são ” auto suficientes”, confiam apenas em si mesmas, julgam tudo conseguir só com sua inteligência e trabalho. Deus que não castiga ninguém… deixa a esses entregues as próprias forças e observamos no cenário da vida que surgem as quedas e frustrações e se incumbirão de lhes abater o orgulho, levando-os a reconhecer suas limitações  e a se voltarem para o Alto.

Não sejamos apáticos, inertes acomodados, esperando que Deus tudo proveja. Não sejamos arrogantes, presunçosos na ilusão de poder prescindir do auxilio de Deus.

Oremos confiantes e trabalhemos ! A Fé sem obras é morta!

 

Como orar? Como estabelecer conexão com Deus ?

 

Jesus ensinou “Entrai no vosso quarto” = sem evidencia, buscar se isolar, desligar, entrar no próprio mundo interior, no ” coração”… Momentaneamente deixar a vida material…

Sem muitas palavras…   Deus sabe o que precisamos, antes que o peçamos!

Orando o “Pai Nosso” estabeleceremos a sintonia ( vejam a explicação de Kardec no Evangelho Segundo o Espiritismo, o cap.27)

Exteriorizemos Amor, Perdão para tudo, para todos no ontem, hoje e amanhã- sempre! Assim desencadearemos energias positivas que promoverão a necessária higienização e reequilíbrio.

Aprendemos com Louis Pasteur  acerca da existência de vírus e bactérias materiais e espirituais ( André Luiz)

A própria Medicina Acadêmica hoje afirma que a Fé, a oração é energia positiva que favorece a cura e equilíbrio , saúde física e espiritual.

O EVANGELHO é Luz em nossa vida !

Cuidemos do corpo e do espirito! Façamos bom uso do nosso Livre Arbitrio!

Com Fé viva e operante, com tempo e trabalho faremos as aquisições indispensáveis no Bem!

 

Share
  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS